Sucessão de negócios familiares: o que os novos líderes de supermercados precisam ter

Todas as empresas familiares chegam ao momento crucial onde a nova geração assume os cargos de liderança e passa a tomar as decisões com base em uma nova visão sobre o mercado. No setor varejista, o planejamento da sucessão empresarial é fundamental para garantir a continuidade e o sucesso do negócio, especialmente a longo prazo.

Entender como as diferentes gerações moldam o modelo de consumo pode ser a chave para o sucesso no varejo.

Sucessão familiar em supermercados é tema no auditório Estratégia Visionária.

Segundo Igor Lucena, CEO da Amero Consulting, um dos principais desafios que os supermercados com gestão entre familiares enfrentam durante o processo de sucessão é definir os papéis de cada um nos negócios. “Muitas vezes, o papel da família pode se confundir com o de acionista, diretor ou até mesmo de um membro que trabalha no negócio. Para superar isso, é imprescindível uma estruturação clara com regras definidas, aceitas por todos e um sistema de boa governança”, diz.

Lucena acredita que, antes de dar o primeiro passo no planejamento da sucessão, é necessária uma consulta com especialistas. “Às vezes é melhor consultar um profissional de fora da empresa, uma consultoria focada em sucessão, para entender quais são as vantagens, as desvantagens, as pessoas-chaves no negócio e na família. Isso inclui estabelecer regras claras de salários, cargos e participações para garantir uma boa sucessão”, sugere o doutor em relações internacionais.

Conhecimento e preparação

Marcello Marin, mestre em governança corporativa, afirma que outra opção para as empresas familiares que atuam no varejo supermercadista é obter conhecimento prático antes de aplicar o processo de sucessão na empresa. “Trabalhar em outras empresas, não apenas na companhia da família, pode ser muito bom para adquirir todo o conhecimento sobre a importância de uma boa governança corporativa e como aplicar melhorias processuais dentro de uma empresa”, aponta.

Garantir que a próxima geração esteja bem preparada é fundamental para a sucessão nos negócios familiares e Igor Lucena destaca a importância da educação: “Para que a liderança possa assumir uma próxima geração, é essencial que esses novos líderes saibam como aplicar ideias globais no supermercado das suas famílias. Essa preparação inclui conhecimentos sobre sistemas digitais, desenvolvimento de produtos e serviços inovadores”, avalia.

Profissionais especializados

Marin acredita que a próxima geração que for suceder a liderança das empresas varejistas deve entender profundamente o negócio. “Desde cedo, a geração seguinte precisa entender o que é o negócio, desde o custo da operação, passando pelas compras e a lucratividade da empresa, até sua governança corporativa”, aponta o mestre em governança corporativa.

Equilibrar as expectativas e interesses familiares com as necessidades empresariais pode ser um grande desafio para a sucessão dos negócios do varejo e, diante deste cenário, é recomendado considerar a entrada de profissionais especializados e qualificados para a gestão. “A retirada da família do negócio pode ser extremamente importante para a saúde da empresa e os membros podem participar tomando decisões estratégicas sem interferir na gestão diária”, considera Marcello Marin.

Dicas para quem tem empresa familiar

Comentários(1)

Ana Maria Moraes Antonelli
01 de agosto de 2024 às 13:49

Necessário aplicar, visto que, os mais velhos deram o pontapé inicial e foram bem sucedidos. Para se manter saudável a empresa, os sucessores devem ter comprometimento e conhecimento, como foi citado.

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