Retail media: OXXO comemora 10 lojas emblemáticas em seis meses

No comecinho de dezembro de 2023, a rede de mercados OXXO decidiu inovar lançando o conceito de “loja emblemática” durante as festividades de Natal. Essa novidade trouxe o “retail media” para a fachada das lojas, e desde então, já foram inauguradas dez dessas lojas em apenas seis meses.

OXXO e Pepsi se unem para criar a primeira loja temática em Santos

A parceria entre OXXO e Amstel também promete transformar um pedacinho de São Paulo em Amsterdam.

“A OXXO tem uma conexão muito forte com seu público, e nossa ideia era intensificar essa proximidade com nossos consumidores. Através das parcerias com as indústrias, conseguimos inovar e lançar esses projetos que foram um grande sucesso, surpreendendo o mercado e nossos clientes”, explica Camila Assis, responsável pelo Marketing e Comunicação Externa do Grupo Nós.

Projeto das lojas emblemáticas

O projeto das lojas emblemáticas consiste em decorar as lojas OXXO com base nos conceitos, cores e elementos de cada marca parceira. Ocasiões sazonais como Natal, Carnaval, Páscoa e Festas Juninas, além de lançamentos e promoções de produtos, já foram temas de decoração das lojas, tendo em média uma duração de dois meses.

Além disso, essa estratégia visa aumentar as receitas através de ações cooperadas. Todas as lojas que receberam o projeto tiveram um aumento nas vendas dos produtos da indústria parceira na média de dois dígitos, aumento no valor médio dos produtos vendidos na loja e um crescimento no fluxo de clientes na média de dois itens.

“Acreditamos que parcerias com a indústria são fundamentais para a atuação da OXXO no país, e a experiência do consumidor na loja física desempenha um papel crucial nisso. É no ponto de venda que nascem as relações e conexões. Por isso, consideramos que esse conceito de parceria com as indústrias faz parte do retail media, focado no físico, permitindo uma maior proximidade com nossos consumidores, trazendo mais impacto, inovação e experiência para nossas lojas”, complementa Camila.

Lojas emblemáticas no México

No México, berço da rede OXXO, essa prática já é bastante comum e faz muito sucesso entre os consumidores. Conhecidas como ‘tiendas insignias’ (daí o termo ‘loja emblemática’ em português), já foram realizados mais de 100 projetos como esse em parceria com diversas marcas, por todo o país.

Verified by MonsterInsights