Primavera: hora de aproveitar o setor de FFLV nos supermercados

Com a chegada da primavera, que começou no final do mês de setembro, é hora de se preparar para as mudanças nos padrões de consumo nos supermercados, principalmente no setor de FFLV (Flores, Frutas, Legumes e Verduras).

Dicas para evitar desperdícios no setor de FFLV

Encher o carrinho – e a casa – de alegria

Segundo a IFPA (International Fresh Produce Association), o setor de FFLV teve um crescimento de 8% em 2023. O Brasil se destaca como terceiro maior produtor mundial de frutas e oitavo em plantas ornamentais, com 15,6 mil hectares de área cultivada. As frutas, verduras e flores são os destaques da estação, e os varejistas podem se ajustar para atender essa demanda.

Julio Aoki, vice-presidente do Conselho da IFPA no Brasil e fundador do Sacolão da Santa, explica como a primavera influencia o setor de FFLV. “Com a chegada da primavera, as temperaturas se elevam e o consumo de frutas aumenta”, diz Aoki. “Nosso maior vendedor é o sol. Com o clima mais agradável, muitas variedades começam a temporada agora.”

Julio Aoki é VP do Conselho da IFPA no Brasil e fundador do Sacolão Da Santa (Fonte: Divulgação)

Com o clima mais quente, as frutas como melancias, abacaxis e frutas cítricas são mais procuradas. Já os legumes perdem espaço para as verduras nessa época do ano. As flores também ganham destaque, sendo estratégicas para atrair consumidores nos supermercados.

Oportunidades em diversos setores

A primavera não traz apenas aumento na demanda por FFLV, mas também por produtos refrescantes, como sorvetes e bebidas. O Flex Atacarejo prevê um crescimento de até 15% nas vendas de bebidas durante essa estação.

Para atender a essa necessidade, o Flex Atacarejo atualiza constantemente seu mix de produtos. “O cliente busca novidades e é importante manter nosso mix atualizado”, explica Amílcar Pavan, sócio-fundador da rede.

A primavera é a hora dos supermercados ajustarem seus produtos e estratégias. Focar em categorias específicas pode aumentar as vendas e oferecer uma experiência de compra diferenciada.

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