Conheça os 4 pilares essenciais para gerar bem-estar dos idosos nos supermercados

A população de brasileiros com 65 anos ou mais está aumentando rapidamente. Segundo dados do IBGE, entre 2012 e 2022, esse perfil saltou de 7,7% para 10,5% no Brasil. Já a pesquisa Hábitos de Compra do Consumidor, da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), revela que os fatores de maior influenciam na decisão de compra em lojas físicas deste público são: qualidade e atenção do atendimento (84%); preço (82%) e facilidade de acesso a loja (73%).

Supermercadosse adaptam aos consumidores 60+ de olho no aumento da população no Brasil

Supermercado holandês abre ‘caixa lento’ para idosos que desejam bater papo

De acordo com Tatiana Thomaz, professora do Núcleo de Varejo da ESPM, o caminho para melhorar a experiência de compra dos idosos em supermercados deve estar relacionado principalmente ao atendimento e acessibilidade/inclusão, já que a política de preços é uma questão mais complexa. “É preciso investir na experiência de compra e, consequentemente, no treinamento dos funcionários para atender a esse público exigente sob as palavras de ordem: empatia e acolhimento. Entender as necessidades pela ótica deste público e usar o histórico de relacionamento com o cliente gera credibilidade e conhecimento. É muito importante que os atendentes sejam treinados para oferecer um acolhimento humanizado”, destaca.

A professora destaca iniciativas de redes supermercadistas para levar bem-estar aos idosos durante suas compras, tanto fora quanto dentro do Brasil. No exterior, Tatiana ressalta a rede de supermercados holandesa Jumbo, que conta com um caixa especial que estimula a conversa entre os clientes e os atendentes. “A rede de supermercado Enxuto também criou o “caixa de bate-papo” para quem gosta de conversar e outras lojas também oferecem uma área de bate-papo onde os clientes podem conversar com seus vizinhos durante um café com bolo e pão de queijo”, diz a professora do Núcleo de Varejo da ESPM.

Aulas e vagas para idosos

Doane Christina Moda, diretora de marketing da rede Enxuto Supermercados, ressalta que a empresa também desenvolve outros projetos relacionados ao público da melhor idade, entre eles o Alongue-se, iniciativa que oferece aulas de alongamento para clientes duas vezes por semana, com orientação e supervisão de professores especialistas. “O programa Alongue-se demonstra o compromisso do Enxuto em promover a qualidade de vida da melhor idade, incentivando a prática de atividades físicas e a interação social. Em um clima animado e acolhedor, nossos clientes podem exercitar corpo e mente de forma divertida e sociável”, afirma.

De acordo com Doane, a rede Enxuto também oferece vagas de trabalho para pessoas acima de 60 anos e, atualmente, a maioria dos operadores de caixas estão na faixa da terceira idade. “Fora esses projetos, temos o dever de promover acessibilidade com rampas e mobiliário adequado, atendimento personalizado com funcionários treinados, filas exclusivas para idosos com tempo de espera reduzido, iluminação adequada e vagas de estacionamento próximas à entrada para idosos”, conta a diretora de marketing da rede Enxuto.

Pilares para o bem estar

Diante do cenário que mostra o envelhecimento acelerado da população, existem aspectos determinantes que as redes supermercadistas devem investir para atrair os idosos para as lojas. Segundo Doane, é essencial que as empresas estejam balizadas em 4 pilares:

  • Ambiente acessível e confortável
  • Atividades e eventos comunitários
  • Atendimento personalizado
  • Espaços de socialização
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