Como economizar no varejo usando software livre?

O varejo está cada vez mais dependente de sistemas de informação, que demandam recursos de hardware, software e infraestrutura. Mas e se houvesse uma maneira de reduzir o custo do software utilizado na operação da sua loja? É aí que entra o Software Livre!

O que é Software Livre?

De acordo com o site Wikipédia, o software livre é uma questão de liberdade, não de preço. Os usuários são livres para estudar, modificar, copiar e distribuir o software. Em outras palavras, é uma alternativa que garante a liberdade dos usuários.

Software livre no Desktop:

Antigamente, a maioria dos computadores utilizava o Windows como sistema operacional. No entanto, o Linux tem se mostrado uma opção viável e econômica nos últimos anos. Agora, o Linux conta com distribuições gratuitas e amigáveis, tornando-se uma alternativa ao Windows.

Existem diversas distribuições Linux disponíveis, algumas delas são o Ubuntu e o Linux Mint, que iremos apresentar a seguir.

O Varejo e o Software Livre

Se você é varejista e não trabalha diretamente com tecnologia, pode estar se perguntando como o software livre pode te ajudar. Mas pense nos computadores da sua loja, nos equipamentos exclusivos para o software de frente de caixa. Muitas vezes, esses computadores utilizam o Windows sem uma licença original, o que pode gerar problemas. Utilizar o Linux pode ser uma ótima solução para reduzir custos.

Existem diversas distribuições Linux, como o Ubuntu e o Linux Mint. Ambas são fáceis de instalar e contam com um repositório de softwares para atender às necessidades dos usuários.

Softwares Livres utilizando Ubuntu e Linux Mint

Veja alguns exemplos de softwares livres que podem ser utilizados com as distribuições Ubuntu e Linux Mint:

LibreOffice

Uma alternativa ao Microsoft Office, com ferramentas para edição de texto, planilha eletrônica e apresentação de slides.

Navegadores de internet

O Google Chrome e o Mozilla Firefox são os principais navegadores de internet, sendo o Mozilla Firefox considerado o mais seguro.

Foxit Reader

Uma ferramenta gratuita para leitura de arquivos PDF.

ThunderBird

Um programa cliente de e-mail, com funcionalidades semelhantes às opções pagas do mercado.

Skype

Uma ferramenta de comunicação pela internet, com opções de chat, voz e vídeo.

Gimp

Um poderoso editor gráfico, ideal para edição de imagens.

AnyDesk

Um aplicativo gratuito de acesso remoto, que permite controlar um computador à distância.

Putty

Um emulador de terminal para acesso a servidores remotos.

Clamav

Uma solução de antivírus gratuita para o Linux.

Pinta

Uma alternativa ao Paint, para edição básica de imagens.

Brasero

Um software para gravar CD/DVD.

Wine

Um emulador que permite rodar aplicações desenvolvidas para Windows no Linux.

Esses são apenas alguns exemplos de softwares livres disponíveis para utilizar com as distribuições do Linux. Avalie suas necessidades e aproveite a redução de custos!

Conclusão

Este artigo foi escrito utilizando um sistema operacional Linux Mint, com softwares livres e em pleno funcionamento. Esperamos ter mostrado como o software livre pode ser uma solução econômica para o varejo. Compartilhe esse artigo nas redes sociais!

Verified by MonsterInsights