Planejamento para Black Friday: como arrasar nas promoções e não arruinar o orçamento

Se você pensa que para ter sucesso na Black Friday é só colocar um desconto aqui e ali e esperar pelo clique do cliente, está muito enganado. O empreendedor de pequeno e médio porte que realmente quer arrebentar na Black Friday, sem acabar com seu orçamento e ainda fidelizar os compradores, precisa levar sua campanha a sério. E isso começa com um bom planejamento.

Porém, acredite se quiser, apenas 12% das pequenas e médias empresas hospedadas na Nuvemshop, que foca na criação de lojas virtuais, têm esse importante requisito em seu DNA. Uma pesquisa chamada “Aquecimento Black Friday 2023”, realizada com clientes da empresa no mês de agosto, revelou que 35% das PMEs começam a se organizar entre um e dois meses antes da data, enquanto 30,5% se preparam com 15 dias a um mês de antecedência.

“Quanto mais cedo o empreendedor se preparar, mais ações promocionais ele poderá realizar e, por consequência, mais vendas ele fará, sem comprometer seu orçamento e organização para oferecer frete grátis e descontos”, afirma Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente da Nuvemshop. “Eu recomendo criar um cronograma com os conteúdos e preparações necessários, prever as alterações no site para a campanha, estabelecer preços e gerenciar grupos VIPs com clientes fiéis”, aconselha.

Expectativas elevadas

Mesmo com a falta de planejamento, 60% dos vendedores estão otimistas com a Black Friday e metade dos entrevistados espera um aumento de 30% no faturamento durante o período.

De acordo com a pesquisa, 93% dos entrevistados responderam que farão campanhas promocionais este ano, enquanto no ano passado esse número era de apenas 53%.

“A Black Friday é muito esperada pelo varejo online, pois é uma das datas de maior impacto no faturamento anual. É importante que o empreendedor se prepare para obter os melhores resultados, sendo transparente com o consumidor, sem oferecer descontos falsos, e priorizando um bom atendimento e entrega”, orienta Marcela.

A executiva da Nuvemshop recomenda uma curadoria qualificada, ou seja, o lojista não deve olhar para a data apenas como uma forma de se livrar do estoque parado. Mais uma vez, a palavra de ordem aqui é “planejamento”, para selecionar produtos interessantes e atrativos para os consumidores.

Descontos, brindes e muito mais

Cerca de 58% dos empreendedores oferecerão cupom de desconto para produtos no site, enquanto 56,5% oferecerão descontos em produtos selecionados na loja online. Outras ações que serão utilizadas pelos lojistas incluem brindes (34,5%), kits de produtos com desconto (31,5%) e frete grátis para todo o Brasil (27,5%). Além disso, 17,5% das PMEs oferecerão entrega rápida.

As redes sociais são o principal canal de divulgação das campanhas para a Black Friday, já que reúnem a construção da marca, vitrine de produtos, atendimento ao cliente, interação com o público e a possibilidade de integração com a loja online em um só lugar, de forma gratuita. Além disso, ainda há espaço para promoções pagas, com baixos investimentos.

Com tantas opções disponíveis, o estudo mostra que é comum utilizar mais de uma forma de divulgação e contato com o cliente. O WhatsApp é o preferido por 62,5% dos entrevistados, seguido pelo Instagram (54%) e pelo e-mail marketing (34,5%).

A aposta em parcerias com influenciadores e live commerce ainda é baixa entre as PMEs: apenas 18% afirmaram contratar um influenciador digital, enquanto 15% pretendem promover vendas ao vivo.

Imagem: Shutterstock

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