Phygital: Indo Além da Intenção para Conquistar o Consumidor

Você acha que o digital vai dar certo? Será que o físico vai ser deixado de lado? O varejo digital é realmente o futuro? Ou talvez o presente? As lojas físicas estão fadadas a acabar? Essas são apenas algumas das inúmeras perguntas que surgiram nos últimos anos, especialmente com o avanço tecnológico em todas as áreas da sociedade, acelerado ainda mais pela pandemia.

Agora, com o passar do tempo, muitas dessas perguntas foram respondidas. E dessa união entre o mundo físico e o digital surgiu o conceito de phygital, com o objetivo principal de elevar a experiência do consumidor, onde quer que ele esteja.

Mas ser phygital é apenas digitalizar uma loja física? Ou personalizar a entrega de um e-commerce? Ou simplesmente misturar o digital com o físico? “Não se trata apenas de adicionar tecnologia ao ponto físico. Isso não é ser phygital. A operação precisa funcionar, precisa fluir. De que adianta ter um processo se ele não funciona? Ser phygital significa incorporar a tecnologia digital e potencializar a experiência. E o contrário também é válido. Se eu incorporar elementos físicos a uma operação digital e tudo fluir perfeitamente, isso é o que chamamos de ‘phygital’. Não basta apenas a iniciativa”, revela Roberto Wajnsztok, sócio-diretor da Gouvêa Consulting.

Frederico Mardegan, Diretor Sênior de Digital e E-commerce da Samsung, concorda. O conceito até pode parecer simples, mas vai além das aparências. “Não se trata apenas de uma questão tecnológica. É uma questão de mentalidade, de conflito de canais. Se não houver um programa bem alinhado, os vendedores das lojas físicas podem não querer vender os produtos vendidos online. Ser phygital envolve não apenas tecnologia, mas também uma cultura digital dentro da empresa. É fundamental ter fluidez para que o consumidor não perceba nenhuma fricção. Vai muito além de uma plataforma”, afirma o executivo.

Frederico e Roberto irão discutir essas e muitas outras questões no segundo dia (20/09) do Latam Retail Show, um dos eventos mais importantes do varejo B2B da América Latina. O painel “Mundo Phygital: A Fusão do Universo Físico e Digital, Elevando a Experiência do Consumidor a um Novo Nível” contará também com a participação de Diego Kilian, Diretor de Omnichannel e Canais Digitais da Raia Drogasil, e Briza Rocha Bueno, Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Marketing do AliExpress.

E para deixar um gostinho de quero mais antes do evento, a Mercado&Consumo gravou alguns webcasts especiais para o Latam Retail Show 2023. Então, confira abaixo uma prévia do que será discutido em relação ao conceito de phygital e suas aplicações.

Mais de 200 palestrantes

A edição de 2023 do Latam Retail Show contará com a participação de mais de 200 palestrantes nacionais e internacionais, oferecendo mais de 100 horas de conteúdo pago e gratuito, além da apresentação de pelo menos sete pesquisas inéditas. O evento acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo. Já foi realizada uma cerimônia de lançamento para o mercado em 22 de junho, também na capital paulista.

Os discursos e painéis abordarão três temas principais: Desafios do Presente, Imaginação para o Futuro e Foco nas Pessoas.

Marcos Gouvêa, Diretor-Geral e Fundador da Gouvêa Ecosystem, destaca que os desafios enfrentados pelo varejo serão o tema central do evento. “Nesta edição do Latam Retail Show, teremos a oportunidade de explorar soluções inovadoras e vislumbrar o futuro do setor. Vamos entender as tendências emergentes, adaptar-nos às mudanças e transformar o varejo em uma experiência cativante e tecnologicamente avançada. O evento será o palco ideal para impulsionar o setor rumo a um futuro próspero e emocionante, em todos os formatos de loja, categorias de produtos, canais de venda e modelos de negócios, onde a criatividade e a inovação se encontram para criar a próxima era do varejo”, completa.

Com informações de Mercado&Consumo Media Labs

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