O segredo da Amazon: o algoritmo “Projeto Nessie”

Aí vem a FTC, Comissão Federal de Comércio, acusando a Amazon.com de utilizar um algoritmo secreto para elevar os preços dos concorrentes. Esse algoritmo, que recebe o apelido de “Projeto Nessie”, foi usado para descobrir até onde a Amazon podia subir seus preços sem que os concorrentes desistissem da competição.

O resultado dessa brincadeira foi um lucro a mais para a Amazon, que conseguiu aumentar o preço de todos os itens em todas as categorias de compras. E adivinha só? Os concorrentes tiveram que seguir o exemplo e também aumentaram seus preços, prejudicando os pobres clientes. Mas caso algum concorrente não acompanhasse a subida de preços da Amazon, o algoritmo automaticamente ajustava o preço para ficar igual ao resto do mercado.

A criatividade não parou por aí! A Amazon também usou o Nessie para criar uma promoção em espiral. Funcionava assim: se um concorrente tinha uma promoção, a Amazon igualava o preço e os outros concorrentes se sentiam obrigados a competir e abaixar seus preços também. Porém, quando o concorrente terminava a promoção, a Amazon e os outros ficavam presos a preços baixos porque a competição tinha se nivelado. Espertinhos, não?

Essa jogada toda rendeu para a Amazon mais de US$1 bilhão em receitas, segundo fontes secretas. Mas, claro, a empresa não ia admitir isso. Um porta-voz da Amazon veio logo defender a empresa, dizendo que o Projeto Nessie era só uma tentativa de evitar preços muito baixos e inviáveis. Eles chegaram a utilizar o algoritmo por alguns anos em alguns produtos, mas como não funcionou como planejado, resolveram abandonar a ideia há vários anos.

O Projeto Nessie é só um entre vários casos que a FTC tem contra a Amazon. Parece que o poder monopolista da empresa afeta bastante os preços no varejo e prejudica os consumidores. Mais um capítulo na história de uma das empresas mais influentes do mundo.

Fonte: Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires).
Imagem: Shutterstock

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