O Alibaba finaliza a revisão regulatória de três anos após multa antitruste

O grande Alibaba finalmente concluiu o longo processo de revisão regulatória que durou três anos, resultando em uma multa de US$ 2,8 bilhões durante a repressão no setor de tecnologia na China. O gigante do comércio eletrônico tem se esforçado para se manter em conformidade com os reguladores chineses, enviando regularmente relatórios de “autoexame de conformidade”, como parte da penalidade recebida em abril de 2021 pela Administração Estatal de Regulamentação de Mercado da China, por abusar de sua posição dominante em relação aos rivais e comerciantes.

Inspeção e Retificação

Os reguladores acompanharam de perto os esforços de retificação do Alibaba e até mesmo contrataram agências terceirizadas para avaliações adicionais, conforme relatado pela mídia estatal nesta sexta-feira. Eles confirmaram que o Alibaba encerrou sua prática monopolista de “escolha um entre dois”, que prejudicava certos comerciantes que vendiam produtos nas plataformas da empresa e de seus concorrentes.

Multa para outros gigantes

O Alibaba não foi o único alvo durante a repressão no setor. A gigante de entregas Meituan também recebeu uma multa de mais de US$ 533 milhões em outubro de 2021 por questões semelhantes.

Investigação na União Europeia sobre o AliExpress

Enquanto isso, o AliExpress, pertencente ao Alibaba, está sendo investigado no continente europeu. A Comissão Europeia anunciou a abertura de uma investigação devido a preocupações com a disseminação de conteúdo ilegal e questões relacionadas à proteção do consumidor.

Entre os possíveis riscos apontados pela UE estão a falta de proibição de produtos que possam representar perigo à saúde dos consumidores, como medicamentos falsos, e o acesso de menores a conteúdos inadequados, como material pornográfico.

Com informações de Dow Jones Newswires.

Verified by MonsterInsights