A Havan, famosa varejista, resolveu inovar e apostar no live commerce para aumentar o engajamento de seus clientes. Com um aplicativo há mais de dois anos, a marca passou a realizar lives com promoções e sorteios exclusivos dentro da plataforma.
Dentre as iniciativas, destaca-se a “Live Caminhão Premiado” disponível no aplicativo. Os telespectadores participaram de sorteios exclusivos e tiveram a interação com a marca durante a programação. A Havan utilizou a ferramenta Real-Time Remote Config para gerenciar o botão de participação durante a transmissão ao vivo.
Jefferson Semin, analista de sistemas do time do aplicativo Havan, destaca que o maior desafio foi conseguir gerenciar o botão de forma eficaz, garantindo que os espectadores pudessem participar do sorteio sem prejudicar a transmissão ao vivo. Com isso, foi possível aumentar a fidelidade dos clientes e o valor percebido pelo usuário do aplicativo.
A estratégia foi um sucesso, com mais de 35 mil clientes simultâneos acessando o aplicativo durante as transmissões e mais de 15 mil participações nos sorteios. Durante a live, foram anunciados os 37 ganhadores do sorteio do Caminhão Premiado, sendo que seis deles adquiriram o bilhete pelo próprio aplicativo.
O head de Transformação Digital da Havan, Matheus Hang, ressaltou a importância das melhorias e novas funcionalidades do app Havan. A realização da live do Caminhão Premiado foi um marco para a empresa e novas lives com sorteios como essa certamente acontecerão.
Além dos sorteios, o aplicativo Havan ainda oferece a possibilidade de realizar compras, acessar a fatura do Cartão Havan, acompanhar pedidos e receber notificações com ofertas exclusivas.
Live commerce, uma tendência que vem da China
O live commerce é uma tendência que vem ganhando força no Brasil, sendo uma prática importada da China, onde já movimenta 20% do mercado online. No Taobao, a principal plataforma de varejo online ao vivo na China, há inúmeros casos de sucesso.
Austin Li, conhecido como “Rei do Batom”, é um dos fenômenos do live commerce na China. Ele já realizou uma live de 12 horas, experimentando mais de 300 batons e arrecadando mais de US$ 1,6 bilhão em vendas.
No entanto, Briza Bueno, diretora do AliExpress Brasil, analisa que no Brasil o live commerce ainda é uma novidade e depende muito da aceitação do público. Apesar disso, a Havan está investindo nessa estratégia inovadora e a tendência é que mais marcas sigam esse caminho.
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