As compras online são um sucesso no Brasil!

Quem diria que as comprinhas virtuais se tornariam tão populares? Pois é, o comércio eletrônico registrou um faturamento incrível de R$ 80,4 bilhões no primeiro semestre deste ano. Esse número mostra um aumento de 2% em relação ao ano passado, segundo um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Os números não mentem

A queda dos juros e da inflação, junto com outros fatores econômicos favoráveis, podem explicar esse crescimento no e-commerce. Se tudo continuar indo bem, a expectativa é alcançar a marca de R$ 185,7 bilhões até 2023. Mas, para isso, a Black Friday e o Natal precisam bombar nas vendas. Então, cruzem os dedos!

E-commerce, o gigante do varejo

Atualmente, as compras online já representam mais de 10% de todas as vendas do varejo brasileiro. E em 2022, o comércio eletrônico bateu todos os recordes, atingindo a marca de R$ 169,6 bilhões em vendas. Foram, aproximadamente, 368,7 milhões de pedidos, com cada cliente gastando, em média, R$ 460. Nada mal, hein?

O que está bombando?

Quanto aos produtos mais vendidos, os campeões são os eletrodomésticos, moda, alimentos e bebidas, eletrônicos, telefonia, artigos para casa e decoração, informática, entre outros. Ou seja, parece que tudo o que o povo ama está na lista de compras online. Não é uma maravilha?

As PMEs estão com tudo!

As pequenas e médias empresas do setor varejista estão se destacando no e-commerce. De acordo com a plataforma Nuvemshop, elas fecharam o ano de 2023 com um total de 1,5 milhão de pedidos feitos diretamente pelas redes sociais. Isso representa um salto de impressionantes 243% em relação a 2020. É muita evolução, minha gente!

Redes sociais no comando

Ah, e você sabia que 97% desses pequenos e médios empreendedores utilizaram o Instagram para divulgar suas marcas no ano passado? O Facebook veio logo atrás, com 71%, seguido pelo WhatsApp, com 63%. Já o TikTok, a rede social do momento, foi utilizada por 33% desses empresários. Ou seja, se você tem uma lojinha online, é bom dar uma atenção especial para as redes sociais, hein?

Com informações de Mercado&Tech. Imagem: Shutterstock

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