Os supermercados como aliados das marcas de esmaltes

No Brasil, pintar as unhas é uma tradição querida pelas mulheres e um mercado em constante ascensão. De acordo com a Euromonitor International, o setor de produtos para unhas teve um crescimento de 28% desde 2019, e a previsão é que as vendas atinjam US$ 3,9 bilhões em todo o mundo até 2025.

Uma maneira de ampliar o alcance dos esmaltes é estar presente nos supermercados, que desempenham um papel fundamental na estratégia de distribuição das marcas. Renan Borges, coordenador de marketing da marca de esmaltes Impala, destaca a importância desses estabelecimentos para a expansão do alcance da marca. “Os supermercados levam nossa marca para cada vez mais lugares, dentro de um espaço com ótimo potencial de visibilidade devido ao alto fluxo de consumidores diários”, afirma.

O comportamento de compra peculiar dos esmaltes nos supermercados

No entanto, Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Varejo e Retail Lab da ESPM, ressalta que os esmaltes não possuem a mesma importância que outras categorias de produtos no supermercado. Além disso, o comportamento de compra dos esmaltes é peculiar, uma vez que eles são vendidos em embalagens lacradas. “As consumidoras gostam de abrir a embalagem para ver a cor, textura ou cheiro do esmalte antes de comprá-lo. Isso pode gerar perdas e até danificar outros produtos na loja”, aponta Pastore.

Diante dessas particularidades, é necessário que os supermercados tenham cautela ao investir na categoria de esmaltes. Pastore acredita que é preciso ter um espaço específico para esses produtos, já que lojas especializadas atraem mais consumidores interessados nessa categoria. Assim, o investimento nos esmaltes no ambiente supermercadista deve ser feito com prudência.

Verified by MonsterInsights