A loucura das Gerações: Alfa, Geração Z e Millennials e os impactos nos negócios

Aí vem a última guerra intergeracional, com as Gerações Alfa, Geração Z e Millennials brigando pelo trono. E tenho certeza que você já viu muito disso nas redes sociais. Os Zoomers (também conhecidos como Gen Z) decidiram atacar os millennials, mais especificamente a cultura millennial, que é considerada cringe.

Hoje em dia, é muito comum agrupar Alfa, Geração Z e Millennials na mesma geração, mas isso é um equívoco. Vamos te mostrar por que ao longo deste artigo.

Agora, por que é importante entender as diferentes gerações? Porque elas têm diferentes comportamentos de compra, ditam as tendências e, obviamente, serão seus futuros consumidores. Além disso, com a velocidade das informações nas redes sociais, elas têm o poder de influenciar o mundo.

Vale lembrar que essas não são as únicas gerações. Antes delas tivemos os Baby Boomers, nascidos durante um boom populacional no período pós-Segunda Guerra Mundial até o início dos anos 60, e a Geração X, também conhecida como “geração MTV”, nascidos entre o início dos anos 60 e o início dos anos 80.

Para simplificar:

  • Baby Boomers – nascidos entre 1944 e 1964;
  • Geração X – nascidos entre 1965 e 1979;
  • Millennials (Geração Y) – nascidos entre 1980 e 1994;
  • Geração Z – nascidos entre 1995 e 2015;
  • Alfa – nascidos entre 2010 e 2025.

Algumas definições exatas das datas podem variar em até 3 anos, dependendo do autor ou do estudo.

A Geração Y

Em 2020, os Millennials têm entre 26 e 40 anos. Essa geração cresceu durante uma crise financeira global e a rápida evolução da tecnologia digital.

Os Millennials são conhecidos por serem um grupo mais diversificado e socialmente liberal do que as gerações anteriores.

No entanto, em 2020, eles já não são mais jovens estudantes. Eles estão há vários anos em suas carreiras e muitos já têm família.

Apesar de serem adultos, em comparação com as gerações anteriores, os Millennials estão um pouco atrasados em marcos da vida, como casamento, compra de casa e formação de família. Muitos ainda moram com os pais e não veem isso como algo negativo.

Embora possam ganhar mais dinheiro do que as gerações anteriores, os Millennials não têm muita renda disponível. Com os preços aumentando atualmente, mesmo com salários mais altos, eles ganham relativamente menos.

O que os Millennials querem?

47% desta geração afirma que não pode viver sem a internet. E por que eles se sentem tão atraídos pela internet?

Porque a internet atende às suas necessidades!

Aqui estão algumas coisas que os Millennials procuram:

  1. Sentir-se parte de uma comunidade;
  2. Diversão;
  3. Ter mais controle sobre o que se relacionam;
  4. Confiança em marcas e causas que apoiam.

Estabelecer um relacionamento por meio das redes sociais tem um grande impacto.

Portanto, estar presente nas redes sociais é essencial. Se você ainda não entrou nessa, está perdendo vendas.

Os Millennials preferem comprar produtos e serviços, e geralmente têm pouca paciência com serviços ineficientes e de má qualidade.

Portanto, eles confiam em grandes marcas com histórico comprovado, como Apple e Google. Essas marcas são vistas como as melhores em termos de produtos de alta qualidade, tecnologia avançada e garantia.

Além disso, os Millennials sempre buscam soluções digitais para ajudar a gerenciar suas finanças e rotina. Eles querem parceiros que os orientem nas grandes compras.

Padrões de consumo dos Millennials

Em geral, os Millennials gastam mais dinheiro do que as gerações anteriores, principalmente quando se trata de alimentação, como comprar um café mais caro ou fazer refeições fora de casa.

Aqui estão alguns hábitos de consumo dos Millennials:

  • Os Millennials representam 54% das compras online;
  • 22% da Geração Y usa aplicativos para comprar mantimentos;
  • 63% concluem suas transações em smartphones;
  • 83% não se preocupam com segurança durante as compras online;
  • 60% preferem marcas genéricas;
  • 40% analisam avaliações e depoimentos online antes de comprar qualquer produto;
  • 60% são leais às marcas que compram;
  • 81% esperam que as empresas se comprometam publicamente com causas beneficentes e de cidadania;
  • 74% mudariam para uma loja ou marca diferente se tivessem uma experiência negativa de atendimento ao cliente.

Os Millennials preferem experiências a ter ótimos produtos e bens de consumo. Eles preferem gastar dinheiro com experiências em vez de posses.

Por isso, marcas que oferecem uma experiência única e um ótimo atendimento ao cliente se destacam.

Um ótimo exemplo é a Starbucks, que entendeu essa tendência e fez de tudo para não ser apenas uma cafeteria, mas sim um local de experiências. Eles oferecem muito mais do que apenas café, eles oferecem uma experiência de qualidade. O café é apenas uma parte adicional.

Normalmente, uma xícara de café custa R$1,50, mas as pessoas pagam R$6. O motivo disso é que a empresa agrega valor e oferece uma experiência agradável juntamente com o café. A Starbucks percebeu que vender apenas bebidas não seria suficiente para liderar o mercado.

O impacto que essa geração terá na economia será significativo, o que significa que eles também têm o poder de afetar seus negócios.

Os Millennials e a mídia

Para a geração Y, a presença nas redes sociais é mais importante do que a compra em si. 60% dos Millennials negociam com uma marca que seguem e 59% seguem uma marca antes de fazer uma compra.

Eles assistem a 4 vezes mais conteúdo por meio de dispositivos conectados às TVs. Porém, assistem 27% menos TV tradicional.

Isso significa que serviços de streaming, como Netflix, e videogames são muito populares.

Além disso, eles dedicam atenção a mais de uma tela ao mesmo tempo. Apenas 2% trocam de canal durante os comerciais, enquanto 92% usam uma segunda tela durante a programação.

Quase 58% dos consumidores não se importam com anúncios, pois sabem que é a publicidade que mantém as redes sociais que eles usam. No entanto, 84% não gostam de publicidade tradicional e não confiável.

Isso significa que é hora de mudar!

Geração Z

A Geração Z desafia estereótipos e estabelece suas próprias regras.

Nascidos entre 1995 e 2015, eles representam cerca de 25% da população mundial.

Você precisa prestar atenção a essa geração, pois eles estão mudando a forma de vender.

Para conquistar a Geração Z, você precisa muito mais do que apenas uma loja física, um site e presença nas redes sociais.

Para essa geração, simplicidade, comunicação, sustentabilidade e valores são os fatores que definem uma marca.

A Geração Z nasceu em meio a desastres ecológicos e incertezas sobre o futuro. Isso faz com que as marcas que elas escolhem sejam fortemente influenciadas pelos valores que essas marcas defendem.

Apesar de ser uma geração individualista e diversa, ela é a mais diversificada da história, caracterizada por sua ligação com a tecnologia, fluidez e união de diferentes culturas. A diferença não assusta, pelo contrário, é algo atrativo para eles.

O que a Geração Z quer?

Eles procuram marcas que valorizem o indivíduo e tenham propósitos claros.

Não se trata apenas de comprar um produto; eles querem saber de onde vem, quem o fez e o que ele representa. Eles esperam que as empresas promovam a inclusão e a igualdade de oportunidades em tudo o que fazem.

Para eles, não é um problema deixar de comprar marcas que não compartilham dos mesmos valores.

Eles são a geração “faça você mesmo”. Se não concordam com os ideais de uma marca, se os produtos estão muito caros ou se a marca está em outro país, não tem problema. Eles assistem a tutoriais no YouTube e colocam a mão na massa, ou então compram itens usados, o que também é uma tendência.

Para eles, restaurantes devem atender a todos os tipos de consumidores, como carnívoros, vegetarianos e celíacos.

A Geração Z precisa ser conquistada.

Padrões de consumo da Geração Z

A Geração Z busca constantemente a verdade e, portanto, valoriza a expressão individual e evita rótulos.

Aqui estão alguns dados sobre os padrões de consumo da Geração Z:

  • 66% dos compradores da Geração Z buscam produtos de alta qualidade;
  • 45% escolhem marcas ecologicamente corretas e socialmente responsáveis;
  • 61% preferem marcas que ofereçam proteção e armazenamento seguro de dados;
  • 43% preferem marcas que forneçam termos e condições claros sobre o uso de suas informações;
  • 65% querem conhecer a origem dos produtos que compram;
  • Mais de 98% preferem fazer compras em lojas físicas;
  • Menos de um terço da Geração Z se sente confortável compartilhando dados pessoais, além de informações de contato e histórico de compras;
  • 56% querem uma experiência divertida na loja, para não ficarem entediados;
  • 48% esperam poder trocar ou devolver itens comprados online em lojas físicas;
  • 66% dizem que visitariam mais uma loja se pudessem verificar a disponibilidade do item com antecedência;
  • 44% gostariam que as marcas utilizassem realidade aumentada ou virtual para melhorar a experiência de compra;
  • 52% usam seus smartphones nas lojas para procurar produtos em outras lojas e comparar preços.

Contrariando as expectativas, a maioria da Geração Z prefere fazer compras em lojas físicas. Uma das razões pode ser a falta de acesso a cartões de crédito para compras online, então eles acabam usando cartões de débito ou pagando em dinheiro.

Outra razão é que eles valorizam a experiência de compra, além de gostarem de postar nas redes sociais.

Afinal, é muito mais interessante postar fotos dentro de uma loja com uma sacola nas mãos do que apenas tirar um print da tela de um site.

A Geração Z e a mídia

Eles nasceram conectados. A Geração Z não conhece um mundo sem internet. A maioria deles ganhou seu primeiro celular aos 10

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